top of page
  • Facebook
  • X
  • Instagram
  • Youtube
will_18_edited.png

O seu portal de notícias

Sesap planeja compra e aluguel de tomógrafos para Hospital Walfredo Gurgel

14 de Novembro, 20:13 por Will Willame

O Governo do Estado, através da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), planeja a compra de um tomógrafo novo avaliado em R$ 2,9 milhões, além do aluguel de uma unidade por R$ 75 mil por mês, para substituir os dois tomógrafos do Hospital Walfredo Gurgel, que têm quebrado com frequência.

Cada equipamento realiza, em média, 180 exames por dia. As tratativas para aquisição das novas máquinas ainda estão em andamento. A compra se dará por meio da adesão a uma Ata de Registro de Preços (ARP) do Estado do Tocantins. Com isso, o Rio Grande do Norte vai entrar numa licitação já em andamento para agilizar o processo de compra.

A estimativa é que o tomógrafo novo chegue ao Walfredo Gurgel em até 90 dias após a assinatura do contrato. Já o alugado deve demorar 20 dias a contar da assinatura do contrato, o que ainda não ocorreu em nenhum dos casos.

Os tomógrafos do Walfredo Gurgel estão sem funcionar desde o início da semana. Um quebrou e o outro está sem funcionar porque a sala está em reforma. Enquanto estão sem funcionar, os pacientes estão sendo transferidos para os Hospitais Giselda Trigueiro, em Natal, Deoclécio Marques, em Parnamirim, além do Hospital Rio Grande, com quem a Sesap mantém convênio.

Esclarecimento

O secretário da Sesap, Alexandre Motta, chegou a publicar em suas redes sociais um esclarecimento sobre uma emenda de bancada de 2021 de um deputado destinada à aquisição de tomógrafos que seriam direcionados ao Hospital Santa Catarina, Deoclécio Marques e para a cidade de Assú. Porém, a compra acabou não se consolidando.

Naquela oportunidade, nós tentamos junto ao Ministério, mas já havia a informação de que essas possibilidades não seriam possíveis porque o tomógrafo não é um microondas, um ventilador. Ele precisa de uma estrutura própria para ser recebido e que garanta que a radiação não venha a prejudicar as pessoas de seu entorno, seus trabalhadores. O tomógrafo precisa de uma garantia elétrica de funcionamento”, detalha Motta.

O processo, segundo o secretário, passou para o governo Bolsonaro, mas não foi aprovado.

Tentamos a substituição por outros equipamentos, que não foram possíveis. Isso passou a impressão que o governo Fátima não estaria interessado em dar diligência aos tomógrafos, mas nós instalamos cinco tomógrafos dede o início do governo”, acrescenta.

Os equipamentos foram instalados no Hospital de Pau dos Ferros, Caicó, no Deoclécio Marques, no Giselda Trigueiro e no Tarcísio Maia, em Mossoró, substituindo o antigo equipamento.

Saiba Mais

© 2025 Blog do Will. Todos os direitos reservados

bottom of page