Enem 2025: Segundo dia de prova ocorre hoje em todo país
16 de Novembro, 08:41 por Will Willame

O segundo dia do Enem 2025 ocorre hoje em todo o Brasil com mais de 4,8 milhões de pessoas inscritas na prova, que é considerada a principal porta de entrada para o ensino superior no país.
O que aconteceu
Hoje, os candidatos respondem a 90 perguntas de matemática e de ciências da natureza. Entre as questões estão temas ligados as disciplinas de física, biologia e química também.
Os portões dos locais de prova serão abertos às 12h e fechados às 13h. O exame começa às 13h30 (horário de Brasília) e os candidatos têm até as 18h30 para concluir a prova.
É obrigatório levar um documento oficial com foto. O Inep, instituto responsável pelo Enem, afirma que está autorizado o uso de documentos digitais, como a CNH, contanto que sejam apresentados nos aplicativos oficiais ou no Gov.br. É preciso também levar uma caneta, fabricada em material transparente, em tinta preta.
Na semana passada, os candidatos redigiram uma redação e responderam a 90 questões. O texto deveria ser sobre as "perspectivas acerca do envelhecimento" no Brasil. As perguntas eram das áreas de linguagens e ciências humanas (como história, geografia, sociologia).
As perguntas falavam sobre religião, pressão estética e meio ambiente. Na prova de inglês, havia questões sobre o Halloween e uma outra com o texto de Angela Davis —uma música de Paulinho da Viola foi usada no exame também.
Segundo o MEC, a abstenção do primeiro dia ficou em 27%. O índice ficou 0,4% acima da primeira aplicação do Enem 2024, mas abaixo das taxas dos anos anteriores —em 2023 foram 28,1% de faltosos, já em 2022, 28,3%.
Acesso desigual
O governo Lula conseguiu aumentar o número de inscritos no exame. O acesso às universidades, entretanto, continua desigual, conforme mostrou reportagem do UOL. No último ano do governo Jair Bolsonaro (PL), o exame registrou o menor número de inscritos em 17 anos, 3,4 milhões. Agora, em 2025, são 4,8 milhões.
UOL
© 2025 Blog do Will. Todos os direitos reservados
